domingo, 18 de março de 2012

Sobre o Recomeço

Admitamos o seguinte: são os recomeços que movem nossa vida, nossa humanidade, nosso planeta. Se nada tivesse fim, pra quê viver? Se tudo fosse eterno e não se renovasse, ainda estaríamos tentando inventar a roda.

Mas poderia ser pior. Não há muito o que reclamar afinal.

Moro numa cidade onde existem inúmeras atrações. Recomeços implicam em algumas sessões de cinema no meio da tarde, sozinha, comendo os pãezinhos de queijo do CineSesc da Augusta. Faz parte do recomeço olhar inúmeras vezes pro telefone e não saber pra quem ligar. Faz parte do recomeço tomar um Advil antes de dormir, com a esperança de que vai tirar essa dor do vazio. Recomeçar significa ter paciência e esperar que uma nova rotina se fixe a ponto de não sentir mais saudade da antiga.
São sempre nos recomeços que conheço pessoas interessantes, que ouço músicas boas e leio incessantemente. São nesses espaços entre um ciclo que se fecha e outro que inicia que eu alimento minha alma de cultura. Porque é só estando sozinha que eu consigo isso. Porque eu continuo com a idéia fixa de que eu só existo quando ninguém me olha.

Agora eu não tenho mais medo de recomeçar. Tenho preguiça, é fato. Mas não temo. Recomeçarei quantas vezes forem necessárias. Fecharei quantos ciclos achar que devo fechar. E abrirei outros tantos, na medida das minhas necessidades. Culturais, espirituais, intelectuais, sexuais e emocionais.

E terei sempre aqueles fiéis ao meu lado. Que por mais de uma década me dão o braço pra me levantar, o ombro pra eu chorar e uma piada irônica e de extremo humor-negro pra eu rir. Que sempre irão sugerir os filmes, os cafés, os livros, os hambúrgueres e os sorvetes certos. Que me darão todos os espaços necessários pra eu pular de um ciclo pra outro, e esperarão os recomeços pra preencher meus espaços vazios. Que me provarão que sim, ainda vale a pena viver.

E é pra vocês, que sempre fizeram parte dos meus recomeços, que eu ofereço esse texto.

Anuncio, oficialmente, que estou pronta pra recomeçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.