terça-feira, 27 de julho de 2010

O carvão. O diamante.

A: O que você faz aqui? Esse não é o seu lugar.

B: Nasci aqui. Não foi escolha. Aqui devo ficar até ser útil à alguém.

A: Mas você é muito sujo.

B: Você está aqui sozinho. Posso ser sua companhia.

A: Estar sozinho é a minha natureza. Você não deveria estar em seu grupo? Detesto carência.

B: Sim, normalmente estou em grupos. Mas por algum motivo a natureza nos deixou aqui, sozinhos e juntos.

A: Soube que há outros da minha família espalhados por aí. Mas sou precioso demais pra sair em busca deles. Eu me basto.

B: Família? Somos igualmente minérios.

A: Eu sou eterno. Você é provisório.

B: Sou provisório porque sou muitos. Somos numerosos porque somos essenciais pra sustentação humana.

A: Eu sou único. Um de mim vale duzentos mil de vocês.

B: Duzentos mil de mim aquecem uma família de dez pessoas por toda a vida.

A: Um de mim sustenta uma família inteira em todos os aspectos.

B: Se engana quando pensa assim. Pra sustentar uma família inteira em todos os aspectos, devem trocá-lo por dinheiro. Você deixaria de existir na primeira necessidade.

A: Você também. Se te queimarem pra acender o fogo que providenciará o alimento, você vira cinza e desaparece.

B: Dois pontos: Eu desapareço, e imediatamente outro ‘mim’ virá cumprir minhas funções. Não desapareço, pois vou ser devolvido pro planeta, e com certeza terei outra função.

A: Você suja, faz fumaça, e queima. Eu enfeito, dou estatus e poder.

B: Eu sirvo de base pra qualquer pintura em tela, minha fumaça pode até ajudar os humanos a se comunicarem e ardo em chamas pra aquecê-los numa noite fria.

A: Sua fumaça dá câncer.

B: Seu poder mata e manda matar. Temos a morte como consequência. A diferença é o motivo.

A: Se somos tão diferentes um do outro, por que estamos aqui juntos? A natureza é cruel.

B: A natureza é sábia. Somente somos diferentes porque você assim o quis. Nessa escuridão temos a mesma cor, e pra terra que nos sustenta aqui, pouco importa o seu brilho e sua cor, pouco importa minha sujeira e minha fumaça. Aqui apenas preenchemos espaços.

A: Até algum humano me encontrar e eu ter a satisfação de proporcioná-lo o melhor dia de sua vida.

B: Mas se esse homem estiver faminto, e precisar de fogo pra aquecer sua caça, garanto que ele me escolherá. E eu proporcionarei à ele o melhor dia de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.