quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O Escolhido Foi Você


Esse livro caiu em minhas mãos porque alguém o leu (nesse caso, meu melhor amigo) e me emprestou dizendo: ‘a história é bobinha, mas os personagens são incríveis’.

Começar a ler um livro sabendo que ele é a consequência de uma fase de bloqueio e buscas de uma autora/cineasta/roteirista/diretora americana, de 35 anos, moradora de Los Angeles e procrastinadora é um alívio pra quem tem uma vida medíocre como eu. Uma autora/cineasta/roteirista/diretora também tem problemas de buscas, também senta na frente do computador achando que a ideia genial virá a qualquer minuto, e depois de mais ou menos uma hora a única coisa que conseguiu fazer foi jogar o próprio nome no Google umas 80 vezes. O roteiro do seu filme não se desenrola, ela não tem inspiração. Cansada, mas escrava, do mundo virtual, Miranda vai atrás de vida real. De gente real. De histórias que ninguém saberia se ela não tivesse respondido aos anúncios de um jornal chamado PennySaver.

Miranda ofereceu 50 dólares por uma hora do tempo daquelas pessoas que anunciavam no jornal. Explicava que era apenas uma entrevista simples, pra algo que não existia. Queria saber o motivo de elas estarem vendendo os objetos anunciados (jaqueta de couro, girinos, filhotes de gatos, álbuns de fotos, cartões de Natal) e fazia perguntas sobre suas vidas.

Ao longo das entrevistas, vamos entrando num mundo paralelo, porém real. Mais real impossível. A cada pessoa entrevistada, encontramos um pouco de nós mesmos. Comparamo-nos, detestamo-nos, envergonhamo-nos. Emocionamo-nos. Anônimos, solitários, sonhadores. Pessoas que parecem morar aqui do ladinho de casa. Pessoas que têm em comum algo surpreendente, desses ‘algos’ da vida que vêm como uma bênção em nossos caminhos tortuosos e solitários. Gente que faz a gente não se sentir tão sozinho dentro de todas as esquisitices possíveis e imagináveis de alguém como eu.

Esse foi um dos poucos livros que fiquei triste porque acabou. Não triste pela história do livro. Mas eu não queria que as entrevistas tivessem chegado ao fim. Chorei por Joe, por Miranda, mas principalmente por Carolyn.

Meu escolhido foi Domingo. Nada, ninguém, em momento algum da minha vida vai me surpreender como ele.

Recomendo a quem precisa de mais vida real.


Título: O escolhido foi você
Autor: Miranda July
Ano: 2013
Páginas: 218
Editora: Companhia das Letras


"... eu sabia que me esqueceria daquilo em menos de uma hora, e depois, me lembraria, e me esqueceria, e me lembraria. Cada vez que me lembrasse, seria um pequeno milagre, e me esquecer era tão importante quanto."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.